DANÇA DE RUA




Dança de rua. As primeiras influências vieram a surgir na época da grande crise econômica dos [EUA], em [1929], quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foi para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o DJ kool D.J Herth lançou essa dança através do Funk (não confundir com o funk carioca). O Breaking, uma das vertentes dos Street Dances, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança.

Existem dois tipos de street dances:

·         Street dance vinculada a Cultura Hip Hop, grupos ou crews;
·         Street dance vinculada às academias e estúdios de dança.

No Brasil a uma variedade enorme, em 1991 mais ou menos por volta de janeiro foi que a dança de rua começou aqui no nosso país, na verdade ela foi criada em Santos, Marcelo Cirino juntamente ao Ricardo Dias idealizaram toda a coreografia e ajudados por bailarinos, eles fizeram um trabalho de pesquisa desde 1982 e assim incorporando elementos da nossa cultura começaram a dança de Rua Brasileira, uma dança para todos não importa a raça nem a idade, ela veio para ficar.



Podemos caracterizar o Street Dances como:

·         Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
·         Um ritmo, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
·         Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje se encontra um maior espaço para as mulheres.
·        
São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes, algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats. A Street Dances quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma outro sentido na história e em sua formação.

Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop temos:

·         O Breaking, executados pelos Boys ou Girls.
·         O Locking, executados por lockers.
·         O Popping, executado por poppers
·         O cramp, executado por crampers
·         O Hip Hop Dance (New Style Dance), executado pelos hip hop dancers
·         O Hip Hop Lirycal, executado por hip hop lirycals
·         O House Dance, executado por house dancers

O Hip Hop Dance

É união de todas as sociais dances, mas ainda sim tem um vocabulário ou fundamentos O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os Djs entram e tocam a música e os dançarinos (Boys ou girls) fazem a sua dança nessa batida da música. Difere-se do Hip Hop Dance que neste caso utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de outras danças sociais.
Uma das grandes características vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança. Tem o seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano têm expoentes diferentes de estilos e de representantes no Street Dances. O precursor do Hip Hop Dance nos EUA foi Buddha Stretch junto ao seu grupo Elite Force Crew, a partir de 1984 iniciou-se a manifestação do Hip Hop Dance. Stretch também foi o primeiro coreógrafo na cidade de Nova Iorque a ministrar uma aula de Hip Hop na consagrada BROADWAY DANCE CENTER.